Manutenção

 

A pré-manutenção é uma fase extremamente importante de nossa dieta. É agora que a perda de peso se tornará permanente porque você irá adaptar-se definitivamente à dieta, ou melhor, comer de forma ideal.

Comece a utilizar esta fase quando estiver se aproximando do peso ideal. Aproximadamente de 2,5 kg a 5 kg a perder. Talvez precise de 2 a 4 semanas ou quem sabe um pouquinho mais, conforme seu grau de resistência metabólica. Na verdade quanto mais lentamente você perder os últimos quilos, melhor. O ideal é que perca 0,5 kg por semana.

Vá aumentando lentamente os carboidratos. Duas vezes por semana, coma uma fruta, ou um prato a base de amido ou uma batata.

dieta

Talvez você possa subir de 35 a 40 g de carboidratos por dia e perder 0,5 kg por semana, com isso estaria no nível médio de resistência metabólica.

Caso chegue a 50 g ou 60 g de carboidratos por dia e continue a perder peso, talvez seu nível de resistência metabólica seja baixo e você não era tão obeso. Você poderá comer 2 saladas, 2 porções de verduras ou mesmo uma fruta diariamente. Provavelmente uma batata ou arroz, mas nunca se esqueça que está fazendo a dieta mais luxuosa do mundo e não tem porque voltar onde esteve anteriormente.

Os que não são tão “sortudos” assim (± 5%), e têm um grau de resistência metabólica alta, são os que mais precisam dessa dieta. Pois com ela, não são obrigados a passar fome para tornarem-se magros. Se deixar de perder peso com 20 a 25 g de carboidratos diários, você tem que se acostumar a não ingeri-los. Em compensação, use e abuse das proteínas. Para você, os exercícios físicos, são ainda mais importantes para que possa perder peso.

Durante a Pré-Manutenção e Manutenção é essencial que você encontre seu Nível Crítico de Carboidrato para Manutenção (NCCPM), que será = o maior número em gramas de carboidratos que poderá consumir sem recuperar o peso perdido.

Examinando a tabela abaixo, você terá uma idéia do seu grau de resistência metabólica e o seu NCCPM.

Níveis de Carboidratos em gramas e
Resistência Metabólica

Resistência Metabólica Nível de Perda de Peso NCCPP Nível de Manutenção NCCPM
Alto 15 ou menos 25 – 40
Médio 15 – 40 40 – 60
Baixo 40 – 60 60 – 90

“Quanto mais souber sobre os volumes de carboidratos que ingere ou quer ingerir, mais competente ficará para planejar uma estratégia eficaz de dieta.” (Dr Atkins)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *